A minha Lista de blogues

quinta-feira, setembro 25, 2008

Curiosidades da Cidade

Paradoxos...

Loulé - Avenida José da Costa Mealha


Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade". A identificação de um paradoxo baseado em conceitos aparentemente simples e racionais tem, por vezes, auxiliado significativamente o progresso da ciência, filosofia e matemática.

A etimologia da palavra paradoxo pode ser traçada a textos que remontam à aurora da Renascença, um período de acelerado pensamento científico na Europa e Ásia que começou por volta do ano de 1500. As primeiras formas da palavra tiveram por base a palavra latina paradoxum, mas também são encontradas em textos em grego como paradoxon (entretanto, o Latim é fortemente derivado do alfabeto grego e, além do mais, o Português é também derivado do Latim romano, com a adição das letras "J" e "U"). A palavra é composta do prefixo para, que quer dizer "contrário a", "alterado" ou "oposto de", conjungada com o sufixo nominal doxa, que quer dizer "opinião".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo

1 comentário:

  1. Quando este anúncio foi afixado, em acção de transgressão apenas disponível para autoridades ou corporações, era entendido como aviso de punição. Tal punição resultaria, por via de regra, do zelo de bufos sempre disponíveis para agradar ao mandador, na esperança de um dia beneficiar de uma mercê.
    Além dos armários eléctricos e dos muro já se nem veêm cartazes nem mesmo nos tapumes das obras, o que está a dar é o outdoor!
    Visto que para nada serve e nada proibe... deixemo-lo ficar como testemunho de um tempo anacrónico e doloroso que muitos jurarão não ter existido.

    ResponderEliminar