A minha Lista de blogues

sábado, setembro 13, 2008

Album de Recordações

Agora que se foi o Estádio...

Nenhum foi estrela de topo mas todos foram produto de uma excelente educação desportiva.


Em cima: Paulo Reis, Xabregas, Campos, Pinto, José Carlos, Valdir, Carlos, Miguel (big foot), Manuel.

Em baixo: Paulo Sebastião, João Carlos, Alex, João Eduardo, Peiroteo, Rui, João Nuno.

Treinador: Vitor Massagista: Sr. Santos.

Ao Domingo jogavamos no São Luís e durante a semana treinavamos no célebre campo da Horta da Areia. Uma vez por semana havia treino na relva. Um luxo no Algarve da altura. Já lá vão vinte e dois anos.

No futebol fiz grandes amizades, no futebol aprendi a ganhar e a perder, no futebol aprendi a trabalhar em grupo, no futebol aprendi a nunca chegar atrasado a nenhum encontro profissional, no futebol desenvolvi a criatividade, no futebol desenvolvi... etc, etc,etc. O futebol, ou qualquer outro desporto colectivo, pode ser um espaço de educação não formal de excelência para o desenvolvimento pessoal e social de um ser humano.

O que o futebol jovem nunca deverá ser é um espaço de criação de falsas expectativas e de produção de frustrações.

A probabilidade de fabricar uma estrela de topo no contexto do futebol Algarvio é um pouco maior que a probabilidade de sair o totoloto a um cidadão português.

E são precisas quantas frustrações?

Ps: Os pais, os técnicos desportivos e os directores dos clubes devem ter um papel primordial na gestão do excesso de expectativas que os miúdos vão criando porque senão a escola vai ficando para trás e as consequências irão aparecer certamente no final da juventude. O desemprego juvenil é enorme actualmente e menor escolaridade significa trajectórias de inserção sócio-profissional mais difíceis e trabalho menos qualificado.

Crescer com o desporto é pois fundamental, criar fábricas de estrelas é certamente aquilo que interessa a quem quer lucrar com as transferências futuras da indústria da bola. E você, quer que o seu filho seja uma estrela?

Sem comentários:

Enviar um comentário