A minha Lista de blogues

domingo, agosto 24, 2008

Leituras de Verão...

Primo Levi

Se isto é um homem

"Imagine-se agora um homem ao qual, juntamente com as pessoas amadas, tiram a casa, os hábitos, a roupa, enfim, tudo, literalmente tudo quanto se possui: será um homem vazio, reduzido ao sofrimento e à carência, esquecido da dignidade e bom senso, pois acontece facilmente, a quem tudo perdeu, perder-se a si próprio; reduzido a tal ponto que outros poderão sem problemas de consciência decidir da sua vida ou da sua morte para além de qualquer sentimento de afinidade humana; no caso mais optimista, na base de uma mera avaliação de utilidade. Compreender-se-á então o duplo significado da expressão 'Campo de Extermínio', e será claro o que entendemos exprimir com esta frase: jazer no fundo."
Primo Levi. Se isto é um homem.

Leitura obrigatória do relato de um prisioneiro de Auschwitz. Primo Levi, judeu italiano, relata-nos o horror diário dos campos de extermínio Nazi. A descrição da vida quotidiana nos campos de concentração leva-nos à compreensão de como pode um homem sobreviver na mais miserável condição humana. A fronteira entre a vida e a morte depende da sorte, do arbítrio, das tácticas e estratégias de fuga da fome e do frio, da leitura do jogo da vida e da morte, da utilização dos restos de comida para subornos e seduções, do virar para a esquerda ou para a direita, da "escolha" entre adoecer para ficar ou "esquecer" a doença para partir.

Um livro que muda a nossa percepção do mundo e da vida.

1 comentário:

  1. Li salvo erro num caderno do Público qualquer coisa sobre " Se isto é um homem" e fiquei de dar uma olhadela na livraria. Agora que o João o recomenda e o tema, já vi que me interessa, vou numa proxima ida à livraria adquiri-lo. Boa semana. Palma

    ResponderEliminar