A minha Lista de blogues

sábado, agosto 16, 2008

Declarações políticas preocupantes...

Vale das Rãs - Loulé a crescer em São Clemente

Não devemos deixar alastrar a comunidade cigana...

"(...) vou mais uma vez alertar essas entidades para que nos preocupemos porque há aqui essa comunidade cigana a que eu me refiro...ainda é pequena. Não devemos deixar alastrá-la."
Presidente da Junta de Freguesia de São Clemente in Loulé TV.

http://www.louletv.pt/ Consultar vídeo sobre o progresso que chegou à freguesia.

A eterna história dos ciganos em Portugal.

Para quando a miscigenação social e cultural reconhecida politicamente nas cidades que habitamos? Não se aprende com as Quintas das Fontes? Qual a composição social das populações que vão morar no Vale das Rãs?

Para onde vão as populações que não têm acesso a estas zonas residenciais? Isto tem alguma coisa que ver com as políticas do preço e dos usos do solo e com as políticas de habitação? Como se formam os concentrados de problemas sociais em determinados territórios das cidades?

Como se impede e com base em que princípios constitucionais o "alastramento" de uma qualquer comunidade?

7 comentários:

  1. Infeliz a referência feita, numa entrevista curta, a uma questão que preocupa o autarca e é, por estes tempos, matéria de grande controvérsia. Quero acreditar que o pensar do Pedro é mais tolerante e inclusivo do que aquilo que pude ouvir na reportagem.
    É, no caso de Vale de Rãs,importante não esquecer que se trata de urbanização realizada por cooperantes e que essa qualidade é a condição de acesso ao fogo e indiferente a étnia do cooperante.
    Se se tratasse de um Bairro Social de promoção autárquica a questão teria muito maissentido ser discutida. A referência deslocada do autarca teria em vista a resolução de conflitos de vizinhança pré-existentes ou a reivindicação de apoio da Segurança Social para a construção de habitação para esse grupo étnico?
    Se sim, acho mal e segregador!

    ResponderEliminar
  2. O autarca tem razão, deixem-se de rodriguinhos sff e agarrem o boi como deve ser pegado.
    A comunidade a que ele se refere é improdutiva por iniciativa própria, basta ver as crianças e mulheres a pedirem na rua quando o seu contributo à sociedade devia ser outro. Hoje ainda são um agregado diminuto mas no futuro, quando lhes cheirar a casa dada até do Alentejo vêem. Não gosto de falsos moralismos e o Pedro tem falou aquilo que deve ser escutado!

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos,
    Por achar que o autarca não tem razão e por achar que todas as pessoas devem ser encaradas como pessoas humanas com os mesmos direitos e deveres e não devem ser julgadas aprioristicamente pela sua pertença "étnica" decidi que este post vai perdurar durante toda a semana próxima. Não esta em causa o autarca que me parece ser uma pessoa de bem, o problema é que este problema da descriminação dos ciganos à escala nacional é demasiado sério para que possa ser ignorado.
    João Martins

    ResponderEliminar
  4. Adopta um pá ou uma famila inteira e deixa-te de merdas!

    ResponderEliminar
  5. Visite este novo espaço de Opnião... Opinion Shakers

    http://opinionshakers.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Perigoso, perigosíssimo, deixar alastrar Nelson Évoras em Portugal. Aquela firmeza, fé, entusiasmo, vontade de vencer, pode tornar-se contagioso. Antes que o mal alastre há que irradicá-lo...

    ResponderEliminar
  7. Pelo que aqui li já deu para perceber que ninguém convive com o problema. Gostaria de saber, da parte dos "bons" moralistas que aqui gravam as suas opiniões, a quantos metros vivem dos ciganos mais próximos? Se for pelo menos a 100 metros tenho a certeza que terão logo outra opinião. É que com o mal dos outros pode a gente bem!...

    ResponderEliminar