A minha Lista de blogues

terça-feira, junho 03, 2008

Solidário com a ala esquerda



O rebanho está incomodado com o espírito livre das almas livres. O rebanho e a direcção do partido acusam quem se preocupa com a desigualdade social, a exclusão e a pobreza de quebra de "solidariedade".

O "think-thank" do partido que se diz socialista, António Vitorino, um dos comentadores "independentes" de serviço, da RTP1, diz que Manuel Alegre está a ser pouco prudente. O PS já veio falar de quebra de solidariedade.

O comício da "verdadeira esquerda" que ocorre esta noite, no Teatro da Trindade, em Lisboa, incomoda o PS. O encontro incomoda o Partido Socialista por causa da participação de Manuel Alegre, o homem do milhão de votos.

O porta-voz socialista, Vitalino Canas, acusou Alegre de quebra de solidariedade por se juntar ao Bloco de Esquerda, quem tem estado em guerra de palavras com o Governo.

O rebanho não tolera dissidências e nisso é novamente fiel seguidor da intolerância demonstrada permanentemente por Sócrates face à diferença e às opiniões dissonantes.

Alguns fieis insurgem-se agora contra o que persecutoriamente designam de "intifada" da esquerda ao Grande Líder da Nação Pragmatista. Sócrates, dizem, é insubstituível e não há alternativa ao caminho que este seguiu.

Esta "inevitabilidade" que assegura lugares e posições é a mesma que não tem resolvido o problema das desigualdades sociais, da pobreza, da exclusão social, da corrupção existente no aparelho de Estado e o desfalecimento das classes médias.

Porque a política é feita de alternativas e porque a política não pode ficar presa na tecnocracia reinante, alternativas precisam-se. Lamenta-se que a oportunidade de ouro que foi conferida ao PS para fazer a diferença política tenha afinal servido para servir mais do mesmo.

2 comentários:

  1. Caro João Martins,

    gostava de poder citar aqui um homem por quem tinha respeito e que no Blog que compartilha com outros escreve: "Gostaria de ter escrito isto" Eu também assino por baixo o que o João Martins escreveu.

    Valha-nos o facto de MA ser pouco prudente e quebrar a solidariedade
    com o PS do pinto de sousa participando com outros Homens e Mulheres livres num comício das esquerdas. Esquerdas de que o Partido Socialista se afastou de forma evidente desde o tempo do "tonecas" guterres.

    Os juízos de valor, (acto ou capacidade intelectual de julgar)
    tecidos por António Vitorino por um lado e Vitalino Canas por outro são nuvens de fumo para esconder
    coisas feias como estas e que outra molitante Socialista livre denuncia:

    Notícias de corrupção em Portugal
    Resenha, não exaustiva, de títulos dos jornais que li na segunda-feira, no avião a caminho de Bruxelas:

    “Operação Furacão apanha Joe Berardo e Horácio Roque” (PÚBLICO, 29 de Maio)

    “Quadros superiores do BPN entregaram às autoridades queixas contra o banco” (PÚBLICO, 31 de Maio)

    “Milhões sem concurso – património do Estado avaliado em 324 milhões de euros vendido por ajuste directo” (SOL, 31 de Maio)

    “PJ faz buscas a casa de Horta e Costa por suspeitas de corrupção nos CTT” (PÚBLICO, 2 Junho)

    “Suspeitas de ‘Carrossel do IVA’ via Madeira a caminho de África” (DN, 2 Junho)

    “Estado gastou 485 milhões em negócio que valia um quinto” (PÚBLICO, 2 Junho)

    Como é óbvio, os temas destes artigos foram tratados noutros jornais e media. Se se somarem as notícias de processos e investigações há muito em curso e que tardam a produzir conclusões (Felgueiras, Oeiras, Portucale, Submarinos, etc...), mais as respeitantes às suspeitas de cartelização das empressas petrolíferas (que o relatório da Autoridade da Concorrência ontem só veio adensar), mais páginas e páginas mediáticas que abordam a corrupção no futebol português, então o cheiro a putrefacção torna-nos o ar irrespirável.
    Por isso falei de luta contra a corrupção na última reunião da Comissão Nacional do PS. Deixei até um pedido, em que vou insistir até ser satisfeito:
    - Que o Ministro das Finanças se apresse a obter do governo alemão a prometida lista dos depositantes portugueses nos off-shores do Liechenstein, conforme anunciou em 24 de Abril passado. E a torná-la publica de imediato, evidentemente.
    [Publicado por AG] [4.6.08]

    "115 deputados acumulam funções"
    Era o título de um artigo publicado pelo “Correio da Manhã” na passada segunda-feira, 2 de Junho.
    Que especificava que num universo de 230 deputados na Assembleia da República, metade acumula a função parlamentar com cargos nos sectores privado e público.
    “Empresas e advocacia dominam”.
    PS e PSD também, entre os acumulantes. Segundo o CM, Jorge Neto, do PSD, acumula 14 cargos sociais em empresas privadas. E o porta-voz do PS, Vitalino Canas, vem a seguir: além de “provedor” das empresas de trabalho temporário, acumula 5 consultadorias.
    Enfim, mais uma degenerescência democrática, cortesia no nosso “Bloco Centrão”!.
    Eu já por várias vezes tenho dito – e agora repito-o - que entendo a função de representação parlamentar como incompatível com o exercício de outras actividades profissionais:
    - Primeiro, por imperativo ético, para garantir a independência de interesses privados.
    - Segundo: por falta de tempo, se se é deputado/a a sério.
    [Publicado por AG] [4.6.08]

    Terça-feira, 3 de Junho de 2008
    E negócios à direita
    O rol é extenso. Mais ainda, se falarmos dos negócios pouco socialistas, feitos por certos socialistas, por debaixo da mesa ou nos bastidores.
    Basta atentar no relato da revista SÁBADO, na última edição, de 29 de Maio, no artigo “Como Portas tentou ir para os EUA”, elaborado com base nas escutas telefónicas efectuadas às conversas de Abel Pinheiro, no quadro do processo judicial Portucale.
    Trata-se do favor que o socialista Dr. José Lamego se prestou a prestar a Paulo Portas, quando este se viu desempregado do Governo, em 2005. O objectivo era arranjar-lhe uma sinecura transitória na Universidade de Georgetown, nos EUA.
    O Dr. José Lamego confirmou à SÁBADO: “era uma questão política e pessoal”.
    Seria, mas as cunhas americanas do inefável socialista eram fracotas e não funcionaram: o Dr. Portas, em vez de se refastelar nos EUA, não teve outro remédio senão refugiar-se na AR .
    Confesso que não conhecia a Paulo Portas esta faceta de “anjinho”: há muito que dava para perceber que as conexões americanas do Prof. Lamego eram tão eficazes como as do vidente Prof. Bambo. Pois não é verdade que já não tinham funcionado para o próprio Dr. Lamego, quando em 2003 anunciou ir para o Iraque como membro do CPA (o governo provisório da coligação ocupante), e afinal se limitou a conseguir um marginal cargo de “Advisor” da CPA? E para isso foi preciso que o insaciável PM Durão Barroso, mai-lo seu incontrolável MNE Martins da Cunha, tivessem de pedinchar que se fartaram ao Departamento de Estado. E só conseguiram a migalhinha do lugar de “Advisor” – já servia para o Governo PSD-CDS e o inefável Dr. Lamego tentarem fazer ferro à direcção Ferro do PS! - em troca de Portugal desistir, em favor dos EUA, de uma candidatura ao Conselho Executivo da UNESCO, que há anos vinha sendo preparada.
    Os fretes e a graxa a Rumsfeld não valeram a Paulo Portas tudo o que esperaria, além da medalhita (e do mais que se apurar nas investigações judiciais em curso, ao Portucale e aos submarinos....). Achou-se tão descalço, tão desvalido, tão desesperado, que até se confiou à vidência transantlântica do Prof. Lamego...
    Escuso de dizer que não me surpreendeu a cumplicidade Portas-Lamego, mesmo por interposição do omnipresente Abel. Mas o relato da SÁBADO demonstra como estão mesmo bem um para o outro, estes comparsas!.....
    [Publicado por AG] [3.6.08]

    Coisas como estas vão ser a causa do afastamento da área do poder do PS e devem preocupar os Socialistas.

    Um abraço,

    Umbelina

    ResponderEliminar
  2. Amiga Umbelina. Boa graças a oiçam.

    Volte sempre. Adoro a sua paixão etimológica.

    Abraços!

    ResponderEliminar