A minha Lista de blogues

quarta-feira, junho 18, 2008

Os democratas que nos governam e a União Europeia que não quero

E você... tem imigrantes na sua família?



O Parlamento Europeu aprovou hoje a lei para explusão de emigrantes ilegais. A "Directiva de Retorno" passa a criminalizar os imigrantes ilegais e estes, as suas famílias e até menores sozinhos, poderão ser detidos até 18 meses sem direito a julgamento.

Os mesmos líderes europeus que recusam o voto democrático do povo que querem governar, são aqueles que recusam o mais elementar bom senso no cumprimento dos direitos humanos em prole da defesa dos mais pobres e excluídos de um mundo tremendamente assimétrico e injusto.

O mundo global em que vivemos permite a livre circulação do capital económico e financeiro ao toque de um clique de um rato, mas impede a livre circulação de pessoas, sobretudo, dos mais indigentes que habitam o mundo social.

A imigração tem contribuido para o crescimento da riqueza dos países europeus e vai continuar a ser fundamental para o desenvolvimento deste continente, cada vez mais envelhecido e onde os indígenas locais recusam os trabalhos considerados de menor importância social.

Os imigrantes são essenciais ao desenvolvimento económico e social da Europa e porque nos esquecemos muito disto, é preciso recordá-lo, é preciso dizer em voz alta que são pessoas como "nós".

Não raras vezes estas tristes decisões fundamentam-se em correlações ilusórias e míticas entre imigração e criminalidade e servem para agir os fantasmas do racismo e da xenofobia em épocas eleitoralistas.

É com muita tristeza que vejo tratar os imigrantes como mero exército de reserva do mercado capitalista global e a rejeição total pelos líderes europeus da dimensão humana das pessoas que moram nos imigrantes.

Em Itália, já está em prática a política de criminalização dos emigrantes. Em Espanha, eles começam a ser aconselhados ao "retorno" e em Portugal com o seguidismo acrítico do actual governo arriscamo-nos a ir pelo mesmo caminho. Aliás, com a aprovação da directiva já estamos nesta "democrática" direcção.

Aproximamo-nos perigosamente de algumas das "boas" práticas dos Estados Totalitários e nem estamos a dar por isso...

Mais do que nunca...referendos...precisam-se...a Directiva de Retorno acabou portanto, hoje de ser aprovada...e os fantasmas das melhores práticas fascistas agitam de novo a Europa...

E você, está preocupado com isso?

Para saber mais sobre este assunto consulte o blogue de Miguel Portas Sem Muros
in
http://www.miguelportas.net/blog/

1 comentário:

  1. "só porque algumas pessoas não têm documentos, não quer dizer que não tenham direitos"
    (Irene Khan)

    Umbelina

    ResponderEliminar