A minha Lista de blogues

sábado, junho 28, 2008

Ordenamento da Orla Costeira no Concelho de Loulé

Loulé, AllGarve, Portugal

Praia das Marias


Nota: Clique em cima da foto para ampliação da imagem.

Al(g)arvidades

"Já satura. Há mais de 20 anos que este é um dos maiores consensos nacionais: a abominável degradação a que se deixou chegar a preciosidade ambiental e turistica que era o Algarve! De todos os quadrantes políticos, nalgum momento, ouviram-se as mais explicítas lástimas ao caos a que chegou aquela martirizada região. Citemos apenas duas frases num espectro político insuspeito.
Cavaco Silva: "O Algarve é uma desilusão do ponto de vista do ordenamento do território. Como cidadão, sou obrigado a constatar a confusão, a falta de qualidade, o desordenamento...Mas isso tem muito a ver com certos aspectos negaticos do poder autárquico que, durante muitos anos, os governos da República tiveram pejo de enfrentar (...) incluindo os meus (...) Tenho muitas saudades do velho Algarve" (28/3/95, "Público").
Mário Soares durante a Presidência Aberta sobre o Ambiente: "O caos urbanístico do Algarve resulta de erros acumulados que começaram antes do 25 de Abril. (...) Mas continua a haver projectos que são verdadeiras "enormidades", tanto no barlavento como no sotavento. (...) E até em áreas protegidas há exemplos de turismo selvagem"
(7/04/1994). Mais tarde chegaria a utilizar a expressão "Reboleira" para se referir à desordem algarvia."

In Luísa Schmidt, País (In) Sustentável. Ambiente e Qualidade de Vida em Portugal, 2007, pag. 171, Editora Esfera do Caos

Leitura a não perder.

Ps: A exposição deste texto continua num próximo post.

Sem comentários:

Enviar um comentário