A minha Lista de blogues

sábado, maio 31, 2008

O Eterno Retorno...o futuro a Deus pertence...


Manuela Ferreira Leite foi eleita hoje líder do Partido Social Democrata. O lamentável estado em que se encontra o PSD, ganhou hoje uma luz ao fundo do túnel, com a vitória eleitoral da ex-ministra da educação e das finanças de Cavaco e Silva.

O partido que mais partido demonstrou estar nos últimos anos na oposição democrática não vai deixar escapar a oportunidade de se "unir" em torno da luta pelo poder.

Ferreira Leite sabe qual a receita que os portugueses querem ouvir neste momento. Sabe que a sua imagem de respeitabilidade, de seriedade e de autoridade terá que ser temperada com o discurso sobre o social e com uma atenção caritativa e paternalista para com os mais pobres e desfavorecidos.

Ferreira Leite sabe também, que o descontentamento das classes medias com Sócrates atingiu os limites do suportável. Ferreira Leite sabe, que a crise económica veio para ficar e de nada serve a atitude de sobranceria face às dificuldades económicas dos portugueses.

Ferreira Leite sabe que a "verdadeira" esquerda, o PC, o Bloco de Esquerda e o que ainda resta de "esquerda" no partido que se diz socialista vai retirar a maioria absoluta a Sócrates. Ferreira Leite sabe que o discurso em direcção ao combate às desigualdades, à pobreza e ao apoio às pequenas e medias empresas pode ajudar a roubar os votos de Sócrates ao "centro", onde o eleitorado é mais volátil.

Ferreira Leite vai continuar a seguir as políticas neoliberais, pintando-as com tonalidades caritativas e de apoio social. Os portugueses, esses, em Ferreira Leite vão acreditar. Em Sócrates, com o mesmo caminho político, já ninguém acredita.

O PS, esse, atravessará a sua crise mais profunda de sempre. Sem ideologia que o sustente, com a derrota dos "pragmáticos", nada de bom se augura no futuro.

As tristes figuras da batalha política interna a que nos remeteu nestes últimos anos o PSD vão ser "socializadas".

A responsabilidade é do governo de Sócrates e do rebanho que o seguiu de olhos fechados.
É caso para dizer, com uma maioria absoluta dada de mão beijada pelo povo, com o objectivo claro de correr com Santana Lopes do governo, não havia necessidade...

Como diz Jorge Coelho "há muita falta de memória nos políticos e na política"...o povo, é que em época de crise, não se esquece...o futuro próximo o dirá...

2 comentários:

  1. Em tempos de crise é que elas moem. Não há magias por mais Leite que corra nos congressos ! É mais um nome para prometer mundos e fundos, um pouco menos que os os seus pares mas vai prometer para o povão nela votar.
    Berto

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que a Manuela deve estar arrependidissima de um dia ter concordado com alguma medida do Socrates.
    A imaginar o seu embaraço na entrevista com a Judite!

    ResponderEliminar