A minha Lista de blogues

sexta-feira, maio 23, 2008

As prisões da miséria: Do Estado Social ao Estado Penal

Loïc Wacquant - Sobre a ideologia securitária



A obra do sociólogo Loïc Wacquant é fundamental para percebermos as dinâmicas sociais das sociedades contemporâneas.

Para este autor, o Estado Penal está a substituir progressivamente o Estado Social. A ideologia e as políticas neoliberais apelam à progressiva retirada do Estado nos domínios onde este introduz alguns princípios de justiça social e de redestribuição da riqueza acumulada pelo sistema capitalista. A pressão neoliberal leva à diminuição dos direitos na saúde, na educação, no trabalho social, na segurança social e no apoio às populações mais desfavorecidas.

Face a redução de direitos sociais e à precarização geral das relações laborais, o aumento da pobreza, da miséria e das desigualdades sociais são as causas que conduzindo ao sentimento de insegurança estão a ser depois combatidas pela ideologia securitária e pelo surgimento do que o autor designa de Estado Penal.

A mão direita do Estado substitui assim a mão esquerda do Estado. Diminuem os orçamentos Estatais com o social e cresce a parte dos orçamentos ligados ao policiamento, à militarização, construção de prisões, assim como os gastos Estatais com dispositivos de segurança, câmaras de vigilância, mecanismos de controlo social tipo bilhete de identidade genético e outros que tais.

Crescem os gastos com os mecanismos de controlo social da miséria crescente provocada pela redução do Estado Social e aparece um negócio chorudo ligado à segurança privada das populações, sobretudo a dos insiders, aqueles que gozam de todos os "privilégios" que a sociedade lhes oferece. Habitação, trabalho certo e bem remunerado, direitos sociais garantidos e boa qualidade de vida.

Wacquant diz-nos que a ideologia securitária e as políticas de "tolerância Zero" começaram nos EUA e se estão progressivamente a espalhar por todos os países da Europa.

A miséria, as desigualdades sociais e as desordens associadas à pobreza são agora resolvidas com a prisão das populações mais pobres.

Nos EUA há uma clara sobrerepresentação de afroamericanos e hispânicos encarcerados quando comparados com as maiorias brancas.

A obra principal de Loïc Wacquant intítula-se As Prisões da Miséria e é recomendável a todos os que exercem cargos políticos assim como a todos os jornalistas e trabalhadores sociais em geral.

Pode fazer download do livro em
http://mijsgd.ds.iscte.pt/textos/Prisoes_da_Miseria_WACQUANT_Loic.pdf

É que vem aí a caminho a ideologia securitária...e aqui em Loulé já começou...


Sem comentários:

Enviar um comentário