A minha Lista de blogues

sábado, abril 26, 2008

Retratos da Cidade: A Propaganda




"O termo "propaganda", quando surge pela primeira vez em França, não possui uma conotação pejorativa. Foi utilizado, no século XVII, pelo papa Gregório XV, que reuniu uma congregação "para a propagação da fé" (de propaganda fide): a palavra designa, então, a acção de propagar uma doutrina religiosa e englobará, posteriormente, aquando da Revolução Francesa, a difusão das ideias políticas. Segundo parece, será apenas no século XX que a palavra tomará uma acepção mais negativa e servirá para descrever a acção destinada a convencer a opinião pública, através de todos os meios de persuasão disponíveis, a apoiar um partido político ou um governo. Segundo a definição proposta por Guy Durandin, a propaganda tem, desde logo, por objectivo exercer uma influência sobre as pessoas, "quer seja para as fazer agir de determinada forma (...), quer seja, pelo contrário, para as tornar passivas e as dissuadir de se oporem a certas acções, levadas a cabo pelo poder ou um por um grupo antagonista".
Contrariamente ao que muitas vezes se pensa, a propaganda política, tal como a entendemos actualmente, não surgiu num regime autoritário, mas provém directamente da democracia."

Rémy Rieffel, Sociologia dos Media, 2003, Porto Editora, p.59.

1 comentário:

  1. Olá João.

    Já conhecia o vídeo e de facto revela a pobreza de espirito dos protagonistas.

    O gesto de ligar um simples interruptor é motivo de festa inauguracionista e o povão inculto mas todo contente, comparece em peso.

    Até dispensa umas "palmadinhas".

    Ontem comemoraram-se 34 anos de uma data histórica mas as novelas de "hoje" só diferem das anteriores apenas pelo colorido.

    Que tristeza.

    ResponderEliminar