A minha Lista de blogues

domingo, abril 13, 2008

Os pobres cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos: Esta também é uma das múltiplas faces da globalização

Solidariedade Global: Reinventar a Ordem Global Precisa-se

We are the world



Há mais de 23 anos, em 28 de janeiro de 1985, 45 dos maiores nomes da música popular, reuniram-se, para gravarem juntos "We Are the World". A música rendeu milhões, o que possibilitou os EUA ajudar os mais necessitados do continente africano, numa campanha ímpar até então de solidariedade à escala global.

Mais de vinte anos passados e após milhares de declarações políticas de boas intenções, inúmeras cimeiras entre os países do Ocidente e os mais diversos países africanos e múltiplas conferências a proclamarem a indispensabilidade de uma maior justeza na repartição da riqueza à escala mundial, os resultados estão à vista.

As desigualdades entre o Norte desenvolvido e rico e o Sul dito em "vias de desenvolvimento" e pobre, agravam-se, criou-se o denominado "Quarto Mundo" no interior dos próprios países mais ricos do Ocidente e o fosso entre ricos e pobres também aqui tem vindo a alargar-se.

Nunca como hoje a consciência das assimetrias sociais e as desigualdades de riqueza e poder foram tão visíveis e nunca como hoje a distância abíssal entre os discursos e as práticas políticas dos nossos líderes da governação foi tão evidente. A fome, essa, continua a expandir-se por todo o globo terrestre.

Este artigo foi publicado no WSWS, originalmente em inglês, no dia 29 março 2008.

"O Programa Mundial de Alimentação (WFP, da sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que o aumento no preço dos alimentos em todo o mundo provocará uma redução na sua capacidade de alimentar as populações famintas e subnutridas.

Em um pronunciamento no último mês em Roma, onde fica a sede do WFP, o diretor executivo do Programa, Josette Sheeran, declarou “nossa capacidade de atender às pessoas está sendo reduzida justamente no momento em que a demanda está crescendo... Nós estamos vendo uma nova face da fome, em que as pessoas estão sendo privadas do mercado de alimentos. Situações que antes não eram urgentes, agora o são.”

Em uma nota à imprensa, o WFP declarava que para realizar seu trabalho durante o ano corrente, seriam necessários 3,5 bilhões de dólares, meio bilhão a mais do que foi estimado no ano passado. Estes recursos estão destinados a projetos aprovados para alimentar 73 milhões de pessoas em 78 países ao redor do mundo. A nota destaca que estes recursos são para projetos de alimentação já planejados e não incluem situações emergenciais imprevistas que podem surgir.

A nota à imprensa ressalta ainda que as populações mais pobres do planeta terão que gastar uma porção cada vez maior de seu mísero orçamento em alimentação. O WFP alerta que essas populações serão obrigadas a comprar menos comida, ou comidas menos nutritivas, ou terão que se apoiar em auxílios externos.

A lista dos países mais afetados inclui o Zimbabue, Eritréia, Dijibouti, a Gâmbia, Togo, Chad, Camarões, Nigéria e Senegal, todos no continente africano. Serão afetados também o Haiti, Myanmar, Yemen e Cuba.

Segundo o WFP, entre os fatos que estão pressionando o aumento no preço dos alimentos estão o aumento do preço do petróleo e o crescimento da demanda por alimentos, especialmente por carne, na China e na Índia. O aumento da demanda nestes países é resultado do rápido crescimento de seu poder econômico.

Entretanto, os acontecimentos relacionados às mudanças climáticas também tiveram um papel importante no aumento dos preços, além de outro fator que está em operação no mercado: o crescimento do uso das terras de cultivo para a produção de biocombustíveis."

In http://www.wsws.org/pt/2008/apr2008/port-a01.shtml

Ps: Chama-se a atenção que contínua em tempo útil a assinatura da petição contra o abate de árvores na cidade de Loulé. Pode consultar o texto da petição no post abaixo deste.

Pode assinar a petição aqui http://www.petitiononline.com/qc2008qc/petition.html

e ainda nos blogues http://ssebastiao.wordpress.com/, http://quiosquedacamila.blogspot.com/, http://umsonhochamadomatilde.blogspot.com/ e http://sombra-verde.blogspot.com/

Agradece-se a solidariedade especial do blogue Sombra Verde a quem se recomenda desde já a visita.

Boa semana

Sem comentários:

Enviar um comentário