A minha Lista de blogues

sábado, abril 26, 2008

O desinteresse dos jovens na política e a escolha de Raúl Pinto para a toponímia da cidade

Raúl Pinto: Mestre na Arte da Propaganda

"Porque a propaganda política não se deve confinar às notas oficiosas que dizem: ”Tantos Contos para Bairros Sociais!”, ”Tantos Contos para Melhoramentos Rurais!”, ”Tantos Contos para Reconstrução de Monumentos!”.
Esta propaganda do Estado, nua e crua, não impressiona a mentalidade geral do povo, porque, infelizmente, a cultura do mesmo não acompanhou o avanço material da Nação. E, em geral, o jornal não chega até ao povo do campo, da serra e do mar. Há que fazer propaganda política em ambiente mais rasteiro, mais junto do povo, digamos, mais demagogicamente. E isto porque as armas de traição, vemo-nos obrigados, para não sucumbir, a sacrificar princípios que reputamos de puro ideal.
É preciso dizer ao povo: “Olha, o governo deu tantos contos, desses, tantos são para fazer a fonte de tal, porque à frente do Governo está o Sr. Dr. Oliveira Salazar que quer que todos os povos tenham a sua fonte. Outros tantos são para a escola de tal porque o Sr. Dr. Salazar quer que todos saibam ler, etc..”. A propaganda política é, por assim dizer, o elo que liga o governado à governação. Sem ela, há governantes e governados, mas entre uns e outros há o vácuo.
Dir-se-á, como obviar a isso? Criando elementos de ligação. Quais? As Câmaras Municipais. Mas elas sempre existiram, objectar-se-á, e nada fizeram? É verdade."
Raul Pinto

http://estudossobrecomunismo2.wordpress.com/2005/06/22/propaganda-anticomunista-em-loule-1947/

Imaginem que levam a sério a indignação de Cavaco e Silva (tem andado noutro mundo) e preocupados em fomentar uma educação política e democrática nos vossos filhos, deparam-se com a oportunidade magnífica de lhes explicar quem foi Raúl Pinto, para a partir daqui lhes passarem a importância dos ideais democráticos.

Os senhores deputados da Assembleia Municipal que aprovaram por unanimidade o nome de tão ilustre democrata, terão noção do quanto estão a fazer para a valorização da democracia e do interesse dos jovens pela política?

Do lado do PSD, ninguém já se admira com a "coisa", nem isso espanta o comum dos mortais que por cá habita, pois nunca como hoje desde 25 de Abril de 1974 a propaganda foi levada tão a sério. E do lado do PS, o que terá levado a tamanha distração? Ignorância política? Trocas toponímicas no jogo dos implicítos?

Fica por explicar este momento absurdo da democracia Louletana.

1 comentário:

  1. Excelente a pergunta...O que terá levado os deputados do PS na Assembleia Municipal a aceitar o nome de Raúl Pinto? Nem ao menos UM ÚNICO foi capaz de dar o seu voto contra? Confesso que custo em entender alguns aspectos desta democracia!!!

    ResponderEliminar