A minha Lista de blogues

segunda-feira, abril 21, 2008

22 de Abril - Dia da Terra

Fazer de todos os dias o Dia da Terra


Foto: Loulé, Abril de 2008

Relatório de Desenvolvimento Humano 2007-2008

Contributo especial de Gro Harlem Brundtland

Presidente da Comissão Mundial do Desenvolvimento Sustentável

Ex-Primeira Ministra da Noruega

"O nosso futuro comum e as alterações climáticas

O desenvolvimento sustentável está quase a atingir as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atingir as suas próprias capacidades. Mais do que isso, trata de justiça social, igualdade e respeito pelos direitos humanos das gerações futuras. Passaram duas décadas sobre o privilégio que tive em presidir à Comissão Mundial para o Ambiente. O Relatório que surgiu do nosso procedimento teve uma mensagem simples apreendida no título – O Nosso Futuro Comum. Afirmámos que a humanidade estava a ultrapassar os limites de sustentabilidade e a diminuir os recursos ecológicos mundiais
de um modo que podia comprometer o bem-estar das gerações futuras. Também foi claro que a maior parte da população mundial teve uma pequena participação no uso excessivo dos nossos limitados recursos. No centro dos problemas identificados estava a desigualdade nas oportunidades e na distribuição. Hoje precisamos de reflectir detalhadamente sobre as alterações climáticas. Mas há mais alguma demonstração poderosa do que significa viver em insustentabilidade? O Relatório de Desenvolvimento Humano 2007/2008 demonstra o que descreve como ‘orçamento de carbono’ para o século XXI. Tendo em atenção as melhores ciências climáticas, essa provisão estabelece o volume de gases com efeito de estufa que podem ser emitidos sem causar alterações climáticas perigosas. Se continuarmos na nossa trajectória actual de emissões, as estimativas de carbono para o século XXI expirarão em 2030. Os nossos padrões no consumo de energia traduzem vastas dívidas ecológicas que serão herdadas pelas gerações futuras – dívidas que não conseguirão pagar. As alterações climáticas são uma ameaça sem precedentes. De forma imediata, é uma ameaça para as populações mais pobres e mais vulneráveis do mundo: estão ainda a viver com as consequências do aquecimento global. No nosso mundo, profundamente dividido, o aquecimento global está a aumentar as disparidades entre ricos e pobres, negando às pessoas a oportunidade de melhorar a sua vida. Olhando para o futuro, as alterações climáticas colocam riscos de uma catástrofe ecológica. Devemos aos pobres e às gerações futuras a actuação para resolver e parar urgentemente as alterações climáticas perigosas. A boa notícia é que não é demasiado tarde. Ainda temos oportunidade, mas sejamos claros: o relógio está a trabalhar e o tempo está a esgotar-se. As nações ricas devem mostrar liderança e conhecimento da sua responsabilidade histórica. Os seus cidadãos deixam as maiores pegadas de carbono na atmosfera terrestre. Além disso, possuem as capacidades financeiras e tecnológicas necessárias para fazerem reduções breves e profundas nas emissões de carbono. Isto não significa que a mitigação tenha de ser suportada pelo mundo rico. Na verdade, uma das prioridades mais urgentes é a cooperação internacional na transferência tecnológica para permitir que os países em desenvolvimento façam a transição para sistemas de energia com baixas emissões de carbono. Hoje, as alterações climáticas estão a ensinar-nos o duro caminho de algumas lições apontadas no Nosso Futuro Comum. A sustentabilidade não é uma ideia abstracta. É encontrar um balanço entre as pessoas e o planeta – um balanço que trate, hoje, dos grandes desafios da pobreza e proteja os interesses das gerações futuras. "(Relatório de Desenvolvimento Humano, pág.59)

Cabe ao Estado, às autarquias, às empresas, às organizações ambientais, às ONG's e aos cidadãos, sim, é um desafio que só pode ser vencido com cada um de nós, a responsabilidade de assegurar a qualidade de vida às gerações futuras e a sobrevivência do Planeta Terra.

Mude de vida e ajude os outros a mudar de vida!

2 comentários:

  1. Olá João.

    Sugiro que apagues o comentário anterior, trata-se de SPAM.

    Sugestão de segurança.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Amiga Camila. Muchas Gracias. Sempre atenta e não é só à propaganda.

    bjs

    ResponderEliminar