A minha Lista de blogues

quinta-feira, março 06, 2008

Populistas e Demagogos: Categorias discursivas actualmente dominantes na luta político-partidária

Gordo, forte, populista e demagogo




1. "CDS-PP diz que avaliação professores é «perversa», Sócrates acusa Portas de «total demagogia». O líder do CDS-PP classificou hoje como «perverso e absurdo» o novo sistema de avaliação de professores, com o primeiro-ministro a recusar as críticas e a acusar Paulo Portas de «total demagogia»".
in http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=80254

2. "Candidato do Bloco às presidenciais critica “demagogia do Governo com faltas dos professores".
Francisco Louçã acusa Valter Lemos de ter perdido mandato como vereador por faltas injustificadas
Francisco Louçã afirmou hoje que "o Governo está a ir pelo mau caminho ao escolher a demagogia no relatório sobre faltas dos professores", quando o actual secretário de Estado da Educação, “enquanto vereador na Câmara de Penamacor, cessou funções por ter excedido o número de faltas injustificadas".
Ainda no tema Educação, Louçã acusou o Governo de "escolher a demagogia, ao publicar um relatório incompleto sobre as faltas dos professores". "Nenhum professor deve faltar sem justificação, mas o Governo faz um truque de mágica. O Ministério da Educação soma os doentes e as grávidas, que demoram a ter professor de substituição, na conta das faltas da caixa registadora da demagogia", argumentou o dirigente do Bloco de Esquerda".
in http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1239492&idCanal=58

3. "Na visita de uma delegação do PCP ao Centro de Saúde da Amora, Jerónimo de Sousa sublinhou «o claro exemplo da demagogia e da mentira do discurso governamental sobre a oferta de melhores serviços de saúde, nomeadamente de urgência, com o processo de reestruturação em curso".
in http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=31194&Itemid=1

4. "Cavaco alerta para risco de demagogia estatística. Falando na sessão de abertura do 56.º congresso do International Statistical Institute (o mais importante organismo internacional nesta área), em Lisboa, o Presidente insistiu nos alertas sobre o correcto uso de números estatísticos. "As estatísticas são, por vezes, usadas com fins demagógicos, o que todos sabemos poder ser conseguido através da manipulação dos resultados e da deturpação da informação recolhida", frisou. Uma "arma" nada despicienda: "As estatísticas são um instrumento poderoso de conhecimento da sociedade, essenciais à tomada de decisão, à definição e avaliação de estratégias e até ao próprio debate político." "
in http://dn.sapo.pt/2007/08/23/nacional/cavaco_alerta_para
_risco_demagogia_e.html

5. "O presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, acusou hoje o primeiro-ministro de, “numa lógica quase estalinista”, ter-se indignado com algo “que não aconteceu”, aludindo a declarações sobre a morte de dois bebés a caminho do hospital.
“É insuportável a forma demagógica, populista, como o senhor primeiro-ministro está a fazer política em Portugal”, afirmou, acrescentando ter visto domingo José Sócrates “indignado porque a oposição estaria a utilizar a desgraça decorrente da morte de duas crianças infelizes [em Anadia e Viseu], em circunstâncias ainda por apurar”".in http://www.luisfilipemenezes.com/2008/01/21/menezes-acusa-socrates-de-se-indignar
-com-uma-coisa-que-nao-aconteceu/

6. "Até agora só houve um avanço palpável: a redução do prazo médio de pagamento aos fornecedores". A acusação foi feita pelo deputado municipal do Partido Socialista, Hugo Nunes, em relação ao relatório de gestão das Contas de Gerência de 2003, durante a Assembleia Municipal de Loulé, decorrida na passada segunda-feira, 26 de Abril.
Este deputado acusou, aliás, o executivo louletano, presidido pelo social-democrata Seruca Emídio, de estar a enganar os munícipes em relação à redução da dívida camarária (que teria passado de 3,5 milhões para 2 milhões de contos em 2003). Neste sentido, Hugo Nunes garantiu que, em 2001, a câmara devia mais de 28 milhões de euros; em 2002, a dívida já era superior a 33 milhões de euros e, no ano passado, este valor manteve-se superior a 30 milhões de euros. Portanto, "era bom que deixassem essa demagogia, principalmente porque os valores que apresentam não são os correctos", satirizou".
in http://www.regiaosul.pt/noticia.php?refnoticia=34193

7. "José Graça critica demagogia socialista. O presidente do PSD/Loulé fez uma explicação do estado das contas da autarquia e dos fundos transferidos para a Junta de Freguesia de Almancil. “O dinheiro transferido para as juntas de freguesia obedeceu, neste mandato, a critérios objectivos e que foram claramente explicados atempadamente a todos os presidentes de juntas de freguesia. Não houve neste mandato qualquer tipo de preferência por esta ou aquela junta. As regras são claras e justas”, referiu. Para além de explicar a evolução positiva das dívidas da câmara municipal, a diminuição do seus passivo graças ao aumento das receitas do urbanismo e ao controlo da despesa, falou num caso particular em Almancil: “Quando tomámos posse, o Jardim Público de Almancil, que os responsáveis socialistas reclamam como obra sua, tinha sido pago, do seu custo total, zero euros. É pura demagogia política vir reclamar obra feita”".
in http://www.planetalgarve.net/almancil.php?id=18773

8. "Relativamente aos problemas de insegurança que se têm vivido nas últimas semanas na cidade de Loulé, o executivo da autarquia presidido por Seruca Emídio declarou ser este “um assunto sério demais para ser utilizado da forma simplista e com o argumento político-partidário como foi apresentada pelo PS”.
Em suma, a proposta apresentada pelos socialistas e não aceite pela maioria PSD na resolução do problema é, de acordo com os responsáveis da edilidade, insuficiente para acabar com o flagelo que atinge toda a sociedade portuguesa, e não deverá ser, de forma alguma, utilizado como instrumento político. Nesse sentido, o edil de Loulé relembra ainda que, há uns anos atrás, houve uma manifestação pública em Quarteira sobre o problema da insegurança, numa altura em que o PS era governo e poder político na autarquia, e, no entanto, os sociais-democratas não tiveram um comportamento demagógico como está a acontecer neste momento".
in http://mlking.cm-loule.pt/index.php?option=com_noticias&id=1055

9. "União Européia está pronta para conferir ao Brasil o estatuto de "parceiro estratégico privilegiado". A informação foi dada à Folha pelo próprio presidente da Comissão Européia, o ex-primeiro-ministro português José Manuel Durão Barroso, para quem esse status é uma "necessidade", porque o Brasil "é uma potência econômica e, política e culturalmente, é cada vez mais interessante".
A parceria estratégia significa, por exemplo, reuniões de cúpula entre as duas partes com certa freqüência, um diálogo político mais estruturado e, também, "mecanismos mais ambiciosos de cooperação econômica, de cooperação cultural e também nas grandes questões globais", explica o político.
Durão Barroso, ressalvando que falava a título pessoal, e não como presidente da Comissão, criticou, sem citá-los nominalmente, líderes latino-americanos que "confirmam a visão estereotipada que há sobre a América Latina, sobre o caudilhismo -de direita ou de esquerda-, sobre o populismo, sobre a exploração demagógica dos sentimentos do povo por mensagens simplistas"".
in http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=20787024

10. "Além de lhe vaticinar um futuro político, Júdice não se coibiu de tecer comentários sobre o perfil de Marinho Pinto. “Isto não me surpreende. Eu disse que ele ia ser assim. Ele é um Mussolini, um Chávez, é um populista e demagogo.” Mais: “É um homem inteligente, provocador, corajoso, tem uma tribuna magnífica, ele é um incontinente, não se vai calar, não vai provar nada, mas isso é irrelevante para os descontentes.”
A avaliar pelo caminho seguido por Marinho Pinto, Júdice acredita que em 2011, “pela primeira vez”, vai haver um candidato “populista, gordo, forte”, à esquerda. E não será Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, “que tem voz de cana rachada”, nem Miguel Portas (BE), que “não tem postura para ser populista”, ou mesmo Jerónimo de Sousa, líder do PCP, “que é prudente como todos os ortodoxos comunistas”".
in http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?idCanal=0&id=276635

Estamos apenas perante uma infíma amostra dos usos da demagogia e do populismo.

Sempre que as opiniões são contrárias às defendidas por cada actor político, cá vai disto...populismo e demagogia.

Bom resto de semana




2 comentários:

  1. Caro João Martins,

    Não estou esquecido deste importante espaço de interactividade, mas tarefas importantes não me tem permitido satisfazer este meu gosto quanto desejaria.

    Li hoje mesmo uma referência no sapo ao seu Blog e por isso estou aqui para lhe apresentar os parabéns. É reconfortante para mim pela qualidade e também o é para si saber que o trabalho que faz é apreciado e ditado como um bom exemplo.

    Um abraço,

    Umbelina

    ResponderEliminar
  2. Olá Umbelina. Agradeço novamente a sua visita e o reforço positivo.

    É sempre bom para o ego ouvir palavras simpáticas como as suas...sobretudo nos dias de hoje...o reconhecimento dos outros é a vitamina que nos faz andar...

    Faça favor de comentar sempre que lhe apetecer, concordando ou discordando, pois de certeza que as suas intervenções elevam a qualidade da discussão.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar