A minha Lista de blogues

quinta-feira, março 20, 2008

Pode o choque tecnológico chegar à Liga dos Últimos?

O "Choque Tecnológico" posteriormente rebatizado de Plano Tecnológico pelo governo de Sócrates é um programa político fundamental ao desenvolvimento da sociedade portuguesa.

Não é a descoberta da pólvora para todos os nossos males sociais, assim como não o é a crença de que a educação é por si só o milagre da salvação nacional. Mas o programa é meritório e penso que deve ter o apoio de todos os portugueses.

O grande risco destes programas é o de eles se sustentarem em crenças sociais e sendo esse o caso podermos cair no risco da crença no Determinismo Tecnológico, ou seja, a ideia que o investimento em tecnologia vai resolver os problemas de desenvolvimento económico e social da sociedade portuguesa.

Infelizmente (felizmente?) a tecnologia não funciona sem pessoas e os sistemas de interacção social e o "potencial humano", como agora modernamente se diz, são tão ou mais importantes que a inovação tecnológica.

Face às profundas desigualdades sociais existentes na sociedade portuguesa, irá o "Choque Tecnológico" diminuir o fosso entre ricos e pobres ou irá ajudar à formação de novas castas, acentuando novas divisões sociais, desta vez entre os mais escolarizados e qualificados e aqueles que não têm acesso à sociedade da informação e do conhecimento?

Para reflectir a partir da Liga dos Últimos

Retratos de um país dual e profundamente desigual





Que políticas para este outro Portugal?

2 comentários:

  1. Em Mateus 20.16a está escrito: "Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos."

    ResponderEliminar
  2. Grande Pedro...por vezes os últimos são os primeiros...e mesmo quando por vezes somos os primeiros há sempre coisas que na nossa vida somos os últimos...experimenta escrever com a tua mão esquerda...Um abraço em Mandarim...sabes como se escreve? Eu também não...mais uma vez obrigado...ao grande médico de família!

    ResponderEliminar