A minha Lista de blogues

domingo, janeiro 13, 2008

Roma:O racismo institucional no coração da Europa

Aconteceu em Janeiro de 2008:

O muncípio de Roma aprovou uma moção apresentada pelo partido Refundação Comunista em que é pedido ao conselheiro municipal que as escolas separem as crianças ciganas nos autocarros escolares, devido a confrontos registados nos últimos dias.
A moção foi aprovada com os votos da Refundação Comunista e da Esquerda Democrática (SD), enquanto que o Partido Democrata (PD), o mais importante da coligação no poder, votou contra.
O caso ocorreu no sector VII de Roma, um dos tradicionais feudos comunistas da capital italiana - que engloba os bairros operários populares de Centocelle, Prenestino, Quarticciolo e Alessandrino - e já levantou forte controvérsia.

A moção foi aprovada depois de um grupo de pais ter exigido a separação nos autocarros após uma luta registada recentemente.
De acordo com os pais, as crianças ciganas comportaram-se de maneira "demasiado enérgica" e embora no autocarro viajassem dois acompanhantes adultos, estes não conseguiram apaziguá-los.
Daí terem solicitado um regresso à situação de há anos, quando os estudantes ciganos viajavam para a escola num autocarro e os restantes noutro. Fonte: Observatório do Algarve.

Deixo-vos com a poesia de Martin Niemöller opositor do regime nazi na Alemanha:

Quando os Nazis vieram buscar os comunistas,
permaneci em silêncio; não era comunista.
Quando prenderam os Sociais Democratas,
permaneci em silêncio; não era Social Democrata.
Quando vieram buscar os sindicalistas,
nada disse, não era sindicalista.
Quando vieram buscar os Judeus,
permaneci em silêncio; não era Judeu.
Quando vieram buscar-me, ninguém restava para falar.

O eterno racismo contra os ciganos. Marcas de um tempo que dá sinais preocupantes!

1 comentário:

  1. Terá que ser aceite o direito à diferença, o direito à raiva, mas encontram formas de evitar a violência física. Já que a violência mental e a raiva da exclusão parece ser utópico conseguir resolvê-las!

    ResponderEliminar