A minha Lista de blogues

domingo, junho 24, 2007

O Socialismo dito Moderno e o retrocesso da democracia em Portugal

George Orwell publicou em 1949 uma obra espantosa sobre a capacidade do poder político controlar a vida privada dos cidadãos, promovendo Estados Totalitários, sob a capa dos regimes e dos discursos democráticos, obtendo assim o controlo social das populações e assegurando os mecanismos de manutenção do poder.

Mil Novecentos e Oitenta e Quatro é o título dessa obra que celebrizou o termo Big Brother (O Grande Irmão) e que despertou a consciência dos cidadãos mais distraídos dos perigos para a democracia em sociedades em que o poder tecnológico permite hoje mecanismos de controlo dos cidadãos como nunca permitiu ao longo da história da humanidade.

Em Portugal e sob o governo de Sócrates o Estado Panóptico, Vigilante, Punitivo e Controlador começa hoje a demonstrar alguns passos tipícos do Big Brother.

Vejamos a panóplia de acontecimentos recentes:

1. Fernado Charrua, o professor requisitado pela Direcção Regional da Educação do Norte, é suspenso de funções e recambiado para a escola de origem após ter críticado em privado o primeiro ministro Sócrates.
Por muito forte que fosse o "insulto" ou a maledicência é óbvio que estamos perante um caso que cheira a perseguição política. Isso mesmo vêm confirmar declaração de quatro juristas consultados pelo Jornal Público sobre o caso "Charrua".
O mecanismo de "delação" aqui utilizado é tipíco dos ex-regimes soviéticos. Os "bufos" andam à solta ao serviço do aparelho de Estado. Em cada colega um possível "bufo".

2. A Associação Portuguesa de Matemática foi "expulsa" da Comissão de Acompanhamento do Plano da Matemática pelo Director Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Dr. Luís Capucha, que "convidou" a APM a sair da Comissão de Acompanhamento, alegando que a APM não podia criticar publicamente o programa do Ministério, uma vez que fazia parte dele.

Em reacção às fantásticas declarações da Ministra da Educação que referiu que "Pela primeira vez, o país associará os resultados não apenas à performance dos alunos mas também ao trabalho das escolas e dos professores, para o melhor e para o pior", fazendo uma iluminada afirmação "científica" de relação causal e directa entre a formação dos professores no âmbito do Plano Nacional para a Matemática e os resultados escolares do alunos; responsabilizando directamente os maus resultados destes últimos com o mau desempenho dos professores; é óbvio que a Associação Nacional de Matemática tinha toda a legitimidade de se defender de tamanha aberração.

Os controladores da vida social através do Estado não admitem discussão às suas afirmações e decisões e quem não concorda que se retire da vida social e que desapareça de preferência. É a chamada "democracia" de sentido único.

3. Este acontecimento já tem algum tempo, mas é de sentido concordante com a vontade controleira.
O Estado admitindo a sua incapacidade no exercício das suas funções, neste caso na cobrança de impostos, pública uma lista dos cidadãos devedores numa atitude delatória inadmissível nas sociedades democráticas. Sem capacidade de fazer cumprir aos cidadãos os seus deveres, por manifesta incapacidade de funcionamento do sistema de justiça, parte para métodos mais uma vez típicos de Estados Terceiro Mundistas. Passivamente os cidadãos assistem a tudo isto.

4. Ouvi nos telejornais televisivos esta semana e fiquei abismado.
O Estado vai criar um mega-ficheiro de base de dados onde pode cruzar todas as informações relativas aos funcionários da administração pública.
Nacionalidade, residência e estado civil. Cadastro contributivo dos impostos e protecção social. Rendimentos, património imobiliário e mobiliário. E pasme-se, situação escolar dos filhos relativamente à frequência e aproveitamento escolar. É o Estado Totalitário no seu melhor e a liberdade individual dos cidadãos reduzida à sua expressão mais infíma.

5. Jornal Público, 23 de Junho de 2007. Pasme-se novamente!!!
Ministro da Justiça anuncia arranque de bases de dados de ADN já no próximo ano.
Este iluminado Ministro ao serviço das políticas controleiras da vida privada de cada cidadão propõe duas bases de dados. Uma para identificação civil voluntária e outra para investigação criminal sujeita às decisões dos tribunais. O ADN ao serviço do controlo dos cidadãos. A ciência sempre deu para o bem e para o mal. Neste caso arruína a liberdade dos cidadãos.

6. Last but not the least, o primeiro ministro processa judicialmente o autor do blogue "Portugal Profundo" António Balbino Caldeira, por causa de vários escritos sobre a sua licenciatura em Engenharia Civil na Universidade Independente (UnI).
Disse o professor Balbino esta semana "Acabo de ser convocado para prestar declarações como arguido no âmbito de inquérito judicial relativo ao assunto do percurso académico (e utilização do título de engenheiro) de José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa - além de outra convocação para depoimento como testemunha noutro inquérito relativo ao mesmo Dossier Sócrates. Desconheço o(s) crime(s) de que sou arguido - tendo sido eu que investiguei e publiquei este dossier, depois desenvolvido na blogosfera e nos media".
Sem palavras!!! Regressa Salazar, estás perdoado.

7. Não tenho dúvidas, pois já o afirmei em post anterior, que a blogosfera vai ser alvo de forte censura por parte do poder político. Os poderes políticos nunca lidaram bem com a crítica pública, não ia ser desta que iria ser diferente. A sorte é que a história também sempre revelou que a ânsia de controlar sempre teve um efeito boomerang.

Porque se afunda o Socialismo Democrático? Para onde caminha a "democracia" portuguesa?

Ps: Admito!!! Começo a ter medo de represálias políticas pelo facto de dizer o que me vai na alma. Não sei se se justificam estes receios. O que é certo é que por todo o lado circulam piadas sobre o "cuidado com o que estás a dizer" e "vê lá se alguém vai contar o que estás a dizer"...

Cumprimentos democráticos

3 comentários:

  1. É lamentávelo securitarismo governamental a que estamos a assistir. Paramais é um Governo comuma mairia absoluta na AR que não ncessitaria de atacar as liberdades paragovernar!

    ResponderEliminar
  2. Caro,
    Orwell não publicou 1984 e O Triunfo dos Porcos por causa da capacidade da Democracia criar regimes totalitários sob a capa dos regimes e discursos democráticos, mas como alerta sobre regimes totalitários existentes e que já os aplicavam sobre os cidadãos.A chamada de atenção de Orwell não se dirigia à democracia mas sim aos regimes totalitários e seus métodos de uso e abuso do controle político universal e organizado das pessoas para impôr aos países um modelo social pré-fabricado pelas vanguardas e,para quem duvidava do modelo havia o goulag.Por cá,após Abril,controleiros e bufaria ditou os saneamentos nos jornais,empresas públicas,ministérios,etc.,etc.,que tinham o mesmo obectivo. O seu artigo olha e reduz o país e o mundo a casos de irrelevantes tricas políticas regionais e daí é um passo para pedir a volta de Salazar. Desconfio que o senhor na realidade não deve ter vivido e sentido o salazarismo.Conversa de café nos blogs é mato mas no tempo de Salazar nem havia blogs nem conversa de café.

    ResponderEliminar
  3. No tempo de Salazar não havia nada de coisa nenhuma. Eu tanto lutei para ter um gira discos mesmo dos mais pequenos. Mas não mo puderam comprar.
    As minhas saídas resumiram-se 2 vezes a Ayamonte e 2 vezes a Lisboa por motivos familiares. Fui parar a Angola sem mais conversas. Fui.... Não tenho paciência hoje. Depois do 25 fui ver como era o Leste do Paraíso. Fiquei apavorado com a BUFARIA que lá existia. Para ir à casa de banho até fui vigiado. Certamente nos regimes defendidos pelo PC a Bufaria deve ser uma constante. Basta olhar para os países ditos comunistas. Na China
    onde não Inter Sindicais há crianças de 5 anos a trabalhar. E nas fábricas trabalham 12 a 14 horas por dia. E depois andam estes senhores a dizer que em Portugal há
    bufos ? Sempre os houve e haverá mas nada que tenha parecença com o nosso passado e com os regimes comunistas vigentes. Deixem-se de tretas ! VIVA O 25 de ABRIL DA DEMOCRACIA ! HELDER

    ResponderEliminar