A minha Lista de blogues

domingo, fevereiro 18, 2007

Contributos para a crise de legitimidade do poder político: O caos da Câmara de Lisboa

O caos está lançado na Câmara Municipal da capital Portuguesa.

Carmona Rodrigues ou é ingénuo, ou está demasiado agarrado ao poder ou está a ser conivente com a corrupção que gira à sua volta.

Será ingénuo, pois é de ingenuidade que se trata quando estamos rodeados de corrupção por todos os lados e continuamos a actuar como se vivessemos num mundo de virgindade divina.

Será sedento de poder, se perdendo toda a legitimidade política, que é o que acontece actualmente, não reconhecer que já não há condições para exercer o caso com credibilidade política ou de qualquer outro género.

Será conivente com a corrupção que o circunda se não criar condições para que tudo se investigue com a maior transparência possível.

Se o divórcio entre os cidadãos e a política atinge níveis elevadíssimos em quase todas as democracias ocidentais, o comportamento lamentável de uma boa parte dos nossos autarcas tem uma boa dose de responsabilidade no afastamento dos cidadãos face essencialmente aos partidos políticos e à vida partidária.

Talvez valesse a pena Maria José Morgado a seguir ao "apito dourado", virar-se para a corrupção nas autarquias e avançar com um processo do género "Autarquias, partidos e construções azulados".

É que se fizessemos o balanço dos casos de corrupção nas autarquias ficariamos espantados com a dimensão que o fenómeno da corrupção autarquica atingiu em Portugal.

Assim, de repente, recordo os casos do saco azul da dignissíma Fátima Felgueiras, do paraiso fiscal suíço de Isaltino Morais, as investigações ao Major Valentim Loureiro, o desvio de milhares de contos na Câmara Municipal de Silves, as investigações de corrupção à corte da Câmara Municipal de Lisboa e outras tantos que vamos tendo conhecimento por esse país fora...

Não será altura de a justiça portuguesa ajudar a pôr cobro a estas práticas de corrupção tão tipícas destes pequenos reinos de taifa e ajudar a recuperar a credibilidade da política portuguesa?

É que a não haver justiça em situações desta natureza, por muito que um regedor local seja sério, nunca afastará de si o rótulo de vigarista e isso não é nada bom para a democracia portuguesa.

Bom carnaval para todos!

1 comentário:

  1. João,

    A verdade é como o azeite, vem sepre á superficie ...!

    E o Sr. carmona vai ter que ceder a eleições antecipadas e tudo me leva a crer obrigadas pelo seu Partido ...!

    Um BOM FDS Carnavalesco!
    Um abraço da Matilde e Cª!

    ResponderEliminar