A minha Lista de blogues

sexta-feira, maio 26, 2006

Problemas da cidade de Loulé 23: Vírus do mau jornalismo ataca a cidade de Loulé

Não é novidade para ninguém que o mundo da informação se transformou num negócio de mercadoria.

Dar a notícia primeiro que o vizinho do lado tornou-se uma doença jornalistica do mundo pós-moderno e por vezes uma questão de sobrevivência pessoal e organizacional de quem vive do negócio da informação.

O assunto está na ordem do dia e os media da cidade de Loulé não estão imunes a este fenómeno.

Aqui vai o relato de um exemplo de péssimo jornalismo e de um mau serviço público prestado pelo jornal local A Voz de Loulé no dia 1 de Maio de 2006.

Afinal, estava ou não, o deputado do partido socialista Hugo Nunes presente na Assembleia da República, no dia em que uma boa parte dos deputados faltaram às suas obrigações não constituindo o quorum necessário à aprovação das leis da república?

É que qualquer leitor da Voz de Loulé de 1 de Maio de 2006 que queira ficar esclarecido sobre a verdade deste facto acaba por ficar incrédulo com a forma como este alto representante da nação foi tratado pelo editorial deste humilde jornal.

Vejamos como é abordada a notícia.

Numa das páginas centrais do jornal aparece um artigo de opinião de um comentador conhecido na nossa praça que após ter elaborado uma crítica pertinente à ausência dos deputados nesse referido dia, com a qual concordo inteiramente, passa de seguida a fazer um ataque pessoal ao Dr. Hugo Nunes, qual falácia ad hominem, injuriando-o com atributos muito pouco elegantes denegrindo agressivamente a imagem pessoal do mesmo.

Não teria eu nada a dizer, se não tivesse ficado estupefacto com o facto de na mesma página em que esta dura crítica pessoal é tecida, o mesmo jornal apresentar um desmentido do deputado em que este confirma que esteve presente no parlamento, inclusivé na hora em que iria decorrer a dita votação.

Pois é, para um humilde leitor como eu, que queira ficar esclarecido dos factos, podemos dizer que não bateu a bota com a perdigota.

É que se é verdade que o Dr. Hugo Nunes esteve presente no parlamento, o jornaleco local em causa, seguindo as regras da ética e da deontologia jornalísticas, só teria que ter tido o trabalho de verificar a veracidade da notícia com um simples pedido de esclarecimento à assembleia da república e então aí sim, faria a notícia de acordo com a verdade dos factos.

Evitaria assim fazer um péssimo serviço aos leitores louletanos e evitaria também estigmatizar o trabalho e a vida dos cidadãos manchando a imagem dos mesmos com danos que por vezes são difíceis de reparar.

Este é um belo exemplo do péssimo jornalismo que se faz em Portugal.

Fica no ar a minha dúvida. Estará a imprensa local assim tanto com a corda na garganta em termos da sua sobrevivência que precisa dos poderes instituidos para sobreviver?

Estará a ser instrumentalizada por algum partido político?

Se não o está, parece-me que tem que ter cuidado com a forma como informa os leitores.

É que se desta forma conquista os leitores de uma determinada cor política certamente que afugenta aqueles que querem uma informação isenta e credível.

Abraços a todo o pessoal e votos de uma boa vigilância à saúde da democracia.

João Martins

7 comentários:

  1. João,

    Há certos jornais que são pequenos campos feudais, onde os seus proprietarios vão se mantendo á custa do poder institucional e assim sobrevivendo!

    Passando por cima de tudo e de todos ...!

    Muitos deles, já deviam ter fechado pois trazem nenhuma mais valia a Loulé!

    O pior é que a classe politica é que os mantem á superficie...

    Verdade Jornalistica? Nenhuma!
    Conteudo informativo? Nenhum!
    Veracidade dos factos? Nenhuma!

    "Vozes de burro, não chegam ao Céu!"

    Um grande abraço ...

    Bjks da Matilde

    ResponderEliminar
  2. Vejam as melhores fotos do Algarve em www.wffotos.blogspot.com

    A galeria de fotografias da empresa que brevemente vai abrir ao público

    ResponderEliminar
  3. Eu, quando dou a opinião sobre algo, tento consultar mais que uma fonte para confirmar a veracidade da informação, ou se tal não me for possível meciono o nome da fonte. Mas há jornais e jornalistas que não se preocupam com isso, porque normalmente estão protegidos.

    Um Abraço e boa semana,

    Pedro Gonçalves.

    ResponderEliminar
  4. Isto só mostra que toda a gente é atingível.

    Só é preciso um boato minimamente credível.

    O povo faz o resto.

    ResponderEliminar
  5. This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
    »

    ResponderEliminar
  6. Keep up the good work » » »

    ResponderEliminar