A minha Lista de blogues

quarta-feira, abril 12, 2006

Problemas da cidade de Loulé 16: Pode a democracia ser um regime pouco democrático?

Considero que a democracia é o menos mau dos sistemas de governo.

Se etimologicamente "demo" "cracia" significa o "governo do povo" e "para o povo", na realidade, a democracia não é mais do que o governo das elites sobre o povo, apesar da ideologia da governação em nome do "interesse geral" de inspiração Rousseauniana.

Robert Michels, célebre sociólogo italiano, demonstrou, através do que denominou de "lei de ferro da oligarquia dos partidos", que apesar dos partidos serem organizações fundamentais à vida democrática, tinham no seu seio uma lógica de funcionamento muito pouco democrática e que os partidos tinham portanto uma tendência para serem controlados por uma pequena oligarquia.

E este é claramente um dos maiores paradoxos da democracia. Sendo fundamentais à vida democrática os partidos tem um funcionamento interno muito pouco democrático.

Aos cidadãos nas democracias representativas resta-lhes hoje e apenas o direito ao voto ( o que historicamente é uma conquista civilizacional fantástica), mas que nas sociedades contemporâneas se torna muito pouco, perante a vontade crescente de participação dos mesmos e a constatação do esgotamento dos partidos como instâncias legitimas de participação política.

Contudo, o direito ao voto, limitadissímo como forma de expressão da vida democrática, em meu entender, tem sido um instrumento fundamental de rejeição de políticas e políticos que os cidadãos manifestamente repudiam, sendo portanto, fundamental, na regulação dos poderes assimétricos que regulam a vida das populações.

Foi assim com a rejeição massiva do governo de Cavaco e Silva.
Foi assim com a rejeição massiva de António Guterres (que soube tirar ilações disso mesmo e não foi comprendido por ninguém).
Foi assim com a rejeição de Santana Lopes(uma verdadeira "aberração" política que foi autenticamente pontapeado pelo dito "povo").
Foi assim com José Maria Aznar em Espanha (que quis enganar autenticamente as populações quanto aos atentados terroristas de Madrid)
E espero, deliciado, que seja assim com Silvio Berlusconi.

Este último, é a evidência de que a democracia pode ser um regime bem pouco democratico.

Controlou os canais públicos e privados de comunicação. Tornou a política um mero negócio de ocasião ao serviço dos seus interesses privados. Fez aprovar leis no parlamento italiano que lhe garantiram imunidade face aos crimes de corrupção de que estava a ser julgado, modificando o sistema júrudico em seu proveito próprio...coisa incrível num país que se diz democrático!!! Quem controla estes desvios da democracia???

Apesar disso, continuo a achar que a democracia é o melhor dos sistemas políticos, mesmo com todas as suas imperfeições...lamento é que a mesma não progrida na direcção do alargamento da democracia política, que não se extenda ao social, ao económico e ao cultural.

Que se vá Berlusconi!!!
Para que as preversões democráticas vão desaparecendo e para que o estado de direito não seja utilizado a favor dos interesses de algumas personagens para usurpação da coisa publica.

Um abraço

João Martins

6 comentários:

  1. Mas mesmo assim todos eles perderam ...
    Porque ...
    A verdade vem sempre á superficie!

    João,

    Os votos de uma Feliz Pascoa cheia de coisas doces ...

    Bjks da Matilde

    ResponderEliminar
  2. João ainda bem que assim é; sendo que às vezes o povo demora ainda algum tempo a perceber quem é o gajo que nos está a governar, mas quando percebem lá os pôe a andar.

    Votos de um a Boa Páscoa para si e para a sua família.

    Um Abraço,

    Pedro Gonçalves.

    ResponderEliminar
  3. Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
    »

    ResponderEliminar
  4. Very best site. Keep working. Will return in the near future.
    »

    ResponderEliminar