A minha Lista de blogues

domingo, março 26, 2006

Problemas da cidade de Loulé 13: Entre o público e o privado. Autarcas e resquícios do ethos salazarista

Rui Rio é o seu nome. É presidente da Câmara Municipal do Porto e revelou em todo o seu esplendor como o salazarismo está incorporado na alma de uma boa parte dos autarcas da sua geração.

Só um génio poderia decretar que a partir de agora só os problemas dos cidadãos considerados como de carácter público pela autarquia serão atendidos por este esplendido autarca.

Brilhante...nenhum regime ditaturial faria melhor.

O problema agora é definir o que é que é um problema público e o que é um problema privado.

Penso que no Porto a autarquia resolverá bem o caso...criará a categoria profissional de "Técnicos de Selecção dos Problema Públicos e Privados" e impõe uma ordem de prioridades cuja primeira imagino que será a seguinte:

- Se for um cidadão com um problema importuno para as políticas da autarquia é "problema privado", logo não atendível porque incómodo...se for um problema oportuno para a situação, é problema público pois não põe em causa o status quo.

Pierre Bourdieu, grande sociólogo Francês que morreu recentemente utiliza o conceito de Habitus para significar as condutas sociais, as maneiras de ver e de julgar os outros e as coisas da vida que são herdadas pelo passado, pela nossa socialização anterior e que por vezes estão tão incorporadas em nós, que se "naturalizam" e nos fazem mover e agir de acordo com as nossas aprendizagens passadas.

No caso de uma boa parte dos nossos autarcas isto é claro como a água, foram socializados num regime fechado, autoritário e pouco aberto ao confronto de pontos de vista inerentes à vida democrática. Logo o seu habitus contribuiu para a construção de personalidades predominantemente autoritárias.

O caso do Porto é evidente.

Já agora...no castelo de Loulé colocaram uma bandeira nacional que em noites de ventos fortes impede os meus pais de descansarem com a tranquilidade necessária levando-os quase á loucura.

Isto é um problema público ou privado?

Eu dou a resposta: - Depende da concepção de democracia de cada um dos nossos autarcas...no Porto será privado com toda a certeza...


Abraços e boa semana

João Martins

5 comentários:

  1. Eu, felizmente, sou um dos que acha que os políticos actuais devem ser substituídos por outros com mais dinamismo, perseverança e motivação para modernizar e dinamizar o país. Esse Sr., o Rui Rio já quando foi o caso do Estádio do Dragão e do Plano de Pormenor das Antas queria passar por cima de tudo e de todos, atroplenado o que estava dentro da legalidade. Mas há mais bons exemplos desses espécimes, como por exemplo o Sr.Alberto João Jardim que parece estar sempre a dizer: quero, posso e mando.

    Um Abraço,

    Pedro Gonçalves.

    ResponderEliminar
  2. Só um aparte João como é que conseguiu pôr essa imagem de fundo no blog porque eu também queria alterar a minha.

    Um Abraço,

    Pedro Gonçalves.

    ResponderEliminar
  3. Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
    »

    ResponderEliminar
  4. Your website has a useful information for beginners like me.
    »

    ResponderEliminar