A minha Lista de blogues

domingo, janeiro 15, 2006

Problemas da cidade de Loulé 3: Petróleo e Turismo não combinam

Volto novamente ao problema dois porque me parece que este é o mais grave problema que o Algarve e a cidade de loulé têm para resolver das últimas dezenas de anos.

Senhores políticos da região do Algarve e senhor presidente da Câmara Municipal de Loulé, por amor de Deus, eu que não sou católico, mexam-se para impedir este negócio.

Petróleo, turismo e ambiente é como juntar o Paulo Portas, a Odete Santos e o Cavaco e Silva no Big Brother. Não combinam, não combinam de forma nenhuma.

Ponto 1: O Algarve vive essencialmente do turismo de sol e praia. Não é de qualquer outro tipo de turismo, é de sol e praia que falamos e para isso precisamos de praias de qualidade em termos ambientais.

Ponto dois: Instalações petroliferas no Sotavento Algarvio é um atentado ecológico de graves proporções para todo o sistema ecológico existente nesta zona.

Ponto 3: Isto significa risco de poluição pela própria extracção do petróleo, aumento do tráfego de petroleiros para cargas e descargas, aumento do risco de acidentes com petroleiros e ainda poluição da qualidade do ar pelo permanente funcionamento das instalções de extracção petrolifera.
Pelo menos estes os que me ocorrem de imediato e que não são já poucos.

Ponto 4: Qualquer desastre ambiental na costa será o descalabro para a actividade turistica da região.

Ponto 5: Ninguém vai querer frequentar praias de costas onde se faz extracção petrolifera.

Ponto 6: É o caminho inverso que o Algarve deve levar, de que é um excelente exemplo a certificação de qualidade ambiental da praia de Vilamoura.

Ponto 7: Se o negócio se concretizar não tenho dúvida que só com corrupção politica é que uma coisa destas é possível e que se este negócio vai engordar meia duzia de industriais do petróleo e de governantes nacionais e quem sabe locais, os autarcas Algarvios não podem deixar de ser responsabilizados pela sua omissão a uma decisão que afecta milhares de pessoas.

Ponto 8: A política energética nacional não passa no futuro pelo petróleo, nem sequer pela energia nuclear, mas por uma aposta forte nas energias alternativas , mas aí os nossos políticos ainda não estão para aí virados.
O futuro aos olhos destes senhores em termos de energia ainda passa pelo "ouro negro" e pouco mais.

Passem a palavra aos vossos amigos e conhecidos para que contestem este vergonhoso negócio feito à revelia dos cidadãos.

Em prole de uma região sustentável do pondo de vista económico e ambiental.

Abraços

4 comentários:

  1. I'm impressed with your site, very nice graphics!
    »

    ResponderEliminar
  2. I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
    »

    ResponderEliminar
  3. Wonderful and informative web site.I used information from that site its great.
    » » »

    ResponderEliminar
  4. Keep up the good work » »

    ResponderEliminar