A minha Lista de blogues

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Problemas da cidade de Loulé 2: O princípio do fim do Algarve

Caros concidadãos, alguns dias atrás encontrei perdida num cantinho do jornal Público, uma noticia sobre a morte futura do Algarve.
Era daquelas notícias que ao contrário dos golos do Simão não abre as páginas dos telejornais, nem vem nas primeiras páginas dos jornais locais e nacionais mas que diz respeito à vida de milhares de pessoas.

O que era esta morte futura do Algarve?

Se o lobbie do triângulo construtores civis, autarquias municipais e clubes de futebol contribuiu (e continua a contribuir) grandemente para o desordenamento do território Algarvio, arrumando com o Algarve como destino turistico paradisiaco e originou a campanha do "Vamos para fora cá dentro" a que alguns denominam, com um ethos burguês, de "Turismo de pé descalço", o lobbie do petróleo e do gás natural em conjunto com outros lobbis misteriosos da Assembleia da república vão por fim ao Algarve como destino turistico e dar cabo do que ainda resta e faz desta região uma região fortemente dinâmica.
Pois é, a notícia dizia respeito ao negócio "secreto" do petróleo e do gás natural ao largo da costa Algarvia, que para pasmo de um modesto cidadão como eu, estaria em vias de concretização sem o conhecimento dos autarcas do algarve.

Andarão estes senhores distraídos?

Não terão percebido ainda que petróleo, gás e turismo não combinam?
Ou será que estarão a pensar inventar uma nova forma de turismo, do género turismo petrolifero?

Caros cidadãos da cidade de Loulé se este negócio se concretizar é inevitavelmente o fim do Algarve como região turistica.

É essecial desde já, cidadãos, autarcas, empresários do turismo, associações ambientais mobilizarem-se para aquilo que é um interesse vital para a região do Algarve.

A alternativa é centenas de petroleiros e outros navios de grande porte a transportar produtos tóxicos ao largo da nossa costa. As industrias instaladas a poluirem diariamente a qualidade das águas e tendo como consequência a passagem do turismo de sol e mar para a emigração dos algarvios para outras zonas do globo à procura de um "lugar ao sol".

Mobilizemo-nos meus amigos, mobilizemo-nos...
Ergam as vossas vozes bem alto nos sítios em que ela se faça ouvir.

Espero contributos

Um abraço

2 comentários:

  1. hola, siempre tan lindo aqui, te paso a dejar donde me encuentro ahora, Lagrimas en la luna lo cerre, y ahora estoy en LAGRIMAS & SONRISAS y es: http://lagrimassonrisas.blogspot.com/

    te espero ahi, te dejo un abrazo grande y muchos cariños

    besos y sueños

    un abrazo y un buen comienzo

    ResponderEliminar